A Escola de Educação Básica Pestalozzi, atualmente atende 106 alunos com deficiência intelectual associada ou não a múltiplas deficiências. O Ensalamento dos alunos será de acordo com sua faixa etária, sendo subdivididos nas seguintes etapas:

 

Educação Infantil – Estimulação Essencial (zero a três anos e onze meses): Na educação Infantil, do nascimento aos três anos de idade, o currículo deve abranger igualmente todas as áreas de desenvolvimento de uma criança, tais como: Cognitiva, Sensório-perceptiva, lingüística, emotiva, motora ampla e refinada, de auto-ajuda e Social. Com o auxilio freqüente da professora e de uma auxiliar de regência, são trabalhados exercícios para desenvolver as capacidades da criança de acordo com a fase de desenvolvimento em que ela se encontra.

 

Educação Infantil – Pré Escolar (quatro anos a cinco anos e onze meses): Deve-se ensinar por meio da brincadeira, do movimento e da afetividade. Nas atividades lúdicas com as crianças, deve-se cuidar para não as rotular, diagnosticar ou estigmatizar. Esse momento é extremamente rico, pois as crianças são curiosas e investigativas, cabendo ao professor estimular atitudes de curiosidade, crítica, refutação e reformulação de explicações para os diferentes fenômenos do meio social e natural. A professora orienta sobre estimulação, formação pessoal, identidade e autonomia, movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade;


Ensino Fundamental – Anos Iniciais
(Ciclo Contínuo de cinco anos. Idade de ingresso a partir dos seis anos até os dezesseis anos e onze meses): Esta fase se dá pela continuidade e consolidação do processo de socialização dos alunos. Com o intuito de proporcionar aos alunos a conscientização de seu pertencimento igualitário a sociedade, através de vivências dos valores da justiça, liberdade. As áreas do conhecimento trabalhadas são Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza.

 

Educação de Jovens e Adultos (EJA) Etapa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (a partir dos dezessete anos): A proposta pedagógica curricular é elaborada de modo contextualizado, com foco nas adaptações / flexibilizações curriculares significativas relacionadas a qualificação de conteúdo, detalhamento de objetivos, desenvolvimento metodológico, recursos didáticos e instrumentos de avaliação diferenciado visando a responder às necessidades educacionais de cada aluno. Além disto, destaca-se a questão da temporalidade, visto que educandos com deficiência intelectual acentuada requerem maior tempo para apropriação de conhecimentos. O acesso ao currículo supõe um sistema de apoio que possibilite a superação de barreiras à aprendizagem dos educandos, mediante a participação ativa nas atividades que são propostas com foco em situações motivadoras e estimulantes que favoreçam o desenvolvimento cognitivo e pessoal dos alunos.

 

Educação Física: As atividades são orientadas e desenvolvidas por professores habilitados, com formação específica. São realizadas atividades na quadra de esportes da Instituição semanalmente, envolvendo todas as turmas da escola. Atividades como: ginástica, ritmo e expressividade, jogos e brincadeiras, jogos de mesa, mini-gincana recreativa, psicomotricidade. As aulas são expositivas e com demonstrações práticas, sendo realizadas de maneira lúdica individual e coletivamente.


Arte:
Esta disciplina é desenvolvida por professor habilitado na área, para trabalhar com as turmas fora do espaço da sala de aula a qual cada um está inserido. Tendo por objetivo desenvolver atividades artísticas (teatro, música, desenho), proporcionando momentos de prazer e alegria, desenvolvendo a capacidade criativa, a valorização e auto-estima dos alunos.

 

Laboratório de Informática: Este é um programa ao qual uma professora especifica foi habilitada através do programa PROINESP (Programa de Informática na Educação Especial), através do MEC e da Secretaria de Educação Especial, para atender os alunos com déficit intelectual, que busca oportunizar a inclusão digital dos alunos, possibilitando o acesso a novas tecnologias, aprimorando o conhecimento dos educandos.
A concepção de aprendizagem que é adotada pela Escola Pestalozzi, na visão pedagógica é de que o aluno pode aprender independente de suas limitações. O número de alunos por turma é de no máximo 10, para que seja possível melhor atender as necessidades de cada educando, sendo de fundamental importância o apoio para garantir a aprendizagem em todo o tempo de permanecia na Escola, pois todos têm potencialidades, basta adequar as estratégias compatíveis com as limitações de cada um.

 


 

Na Área da Saúde (Habilitação e Reabilitação).

Na área da Saúde os atendimentos terapêuticos de habilitação e reabilitação são realizados pela equipe Multiprofissional composta por: Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psicóloga e Terapeuta Ocupacional seguem com processo terapêutico e de reabilitação, com os devidos encaminhamentos e acompanhamentos necessários, sendo assim com base nas especificações do Projeto Político Pedagógico cada profissional desenvolve:


Psicologia:

Tem por função principal acolher a demanda de alunos e contribuindo no diagnóstico multidisciplinar e para a evolução deste sujeito em todos os aspectos, ou seja, envolvendo a equipe multidisciplinar, os professores e a família.
O objetivo principal da psicologia no atendimento à pessoa portadora de Deficiência Mental é direcioná-la para a habilitação e a melhora da sua qualidade de vida, visando a maior possibilidade de integração na vida comunitária deste indivíduo em várias situações.


Fisioterapia:

Compete ao profissional de Fisioterapia prevenir e tratar os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes de órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, afecções do Sistema Nervoso Central e Periférico, doenças adquiridas e traumas.
O objeto de estudo e trabalho da Fisioterapia é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades; com os objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade do aluno. Desta forma, visa-se estimular as AVD's (Atividades de Vida Diárias), otimizando a qualidade de vida do aluno, bem como sua independência dentro de suas limitações.
A Fisioterapia Neurofuncional induz ações terapêuticas para recuperar/ minimizar funções, baseando-se em exercícios que estimulem as funções motoras e neurológicas, decorrente do
quadro gerado pela patologia, com auxílio de materiais adequados para um melhor desenvolvimento das atividades.


Fonoaudiologia:

A fonoaudióloga atua na identificação dos problemas de linguagem e motricidade oral, avaliando o comportamento, as formas de comunicação do indivíduo e as funções neurovegetativas. Os problemas podem se manifestar de formas variadas, como atraso na emissão das primeiras palavras e na formação das frases; trocas, omissões ou acréscimos de sons da fala, além de gagueira. Também buscam identificar as origens das dificuldades de aprendizagem de uma criança, com o objetivo de conhecê-la em suas especificidades, o que possibilita escolher os modos mais indicados de intervenção, como no caso da dislexia, os pacientes se beneficiam dos amplos conhecimentos desenvolvidos na área de Fonoaudiologia, com propostas diversificadas de intervenção.


Terapia Ocupacional:

Tem por objetivo proporcionar que o aluno seja mais autônomo e que tenha melhor qualidade de vida, e incluí-lo em espaços sociais são os objetivos finais do tratamento. A terapia
ocupacional visa construir um cotidiano mais saudável e prazeroso para aqueles que apresentam algum comprometimento. 
A Terapia Ocupacional age através da prevenção, habilitação ou da reabilitação em situações diversas como: condição neurológica comprometida, com a perda dos movimentos da coordenação motora, podendo assim tornar o sujeito independente.


Serviço Social:

A Assistência Social como política de seguridade social não contributiva é direito do cidadão e dever do Estado que prove os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de iniciativas públicas e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas dos cidadãos.
As ações do Serviço Social seguem na direção da garantia dos direitos sociais, com intervenções especificas de acordo com a necessidade do usuário, conforme elencados a seguir:

  • Atendimento individual ou em grupo,
  • Encaminhamentos para concessão de BPC (Benefício de Prestação Continuada).
  • Benefícios Eventuais: A fim de garantir o acesso aos benefícios eventuais disponíveis no município em articulação com a rede sócio assistencial,
  • Encaminhamentos de cunho social: Realização de encaminhamentos para programas sócio assistenciais do município.
  • Isenção de Impostos: Viabilizar os encaminhamentos às famílias de isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), e IPI (Imposto de Produto Industrializado) na compra de veículos novos.
  • Transporte gratuito: Encaminhamento processos para acesso ao Passe Livre Interestadual e do Passe Livre Intermunicipal.
  • Inclusão dos alunos na rede regular de ensino do município: Os alunos da Escola de Educação Básica Pestalozzi são encaminhados para o ensino regular do município, quando
  • juntamente com a equipe multidisciplinar, pedagógica e a família, vê-se a possibilidade de inclusão do mesmo.
  • Visita Institucional.
  • Visitas domiciliares: Realização para acompanhamento social das famílias, conhecimento da realidade e avaliação sócio econômica identificando o perfil e as necessidades dos usuários.
  • Encaminhamentos de Saúde: Objetiva garantir o acesso à saúde, no que se refere à liberação de medicação especifica para os alunos, encaminhamentos de saúde para outras especialidades médicas (fora do domicilio) e de órteses e próteses junto à rede do SUS,
  • Elaboração de Projetos e participação nos Conselhos Municipais de Direitos;
  • Alem destes serviços à entidade conta ainda com atendimento de Neurologia, Pediatria e Psiquiatria, estes serviços também são mantidos com os recursos provindos do credenciamento com o SUS.

 

Para qualificar ainda mais o atendimento aos alunos, a Escola Pestalozzi oferece Alimentação, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu, os alunos recebem merenda diariamente com cardápios variados e produtos de boa qualidade sugeridos por nutricionista.
Outro serviço oferecido é o Transporte Escolar, que através de Termo de Cessão de Uso celebrado entre a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu e a Associação Pestalozzi da mesma cidade no ano de 2010, concede para uso um Micro Ônibus adaptado para cadeirantes, que faz o transporte dos alunos para a escola no meio urbano, além de contar com o apoio de um veículo Kombi, utilizado para o transporte dos alunos até a escola e também para viabilizar consultas médicas em outras localidades dentro e fora do município.

 

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