1/11/2013 09:12:16
Aberto período de rematrícula na Educação Especial
Luiz Carlos Wessler
dados/produtos/84611670698602425590_09985.mp3

29/10/2013

Aberto período de rematrícula na Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação abriu o período de rematrícula de alunos das Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial. Pais ou responsáveis pelos estudantes de escolas conveniadas, como as das Associações de Pais e Amigos do Excepcional (APAE), devem ir às escolas até o dia 15 de novembro. 

Para a rematrícula é necessário levar comprovante de renda atualizado e cópia de documento de identificação com foto, como a carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação. “É uma fase muito importante para a organização e planejamento das escolas”, afirma Walquíria Onete Gomes, diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional. 

A Secretaria mantêm convênio com 413 escolas de APAEs e outras instituições em todo o estado, atendendo um total de 42 mil alunos. Este é o segundo ano em que as Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial participam do processo de matrícula em conjunto com as escolas da rede estadual. 

Nestas escolas estudam alunos que apresentam deficiências intelectual, física neuromotora que requerem atenção individualizada. “As ações do Governo do Paraná enriquecem a Educação, enobrecem o trabalho de nossos profissionais e proporcionam ao nosso alunado, que é nosso bem maior, a oportunidade de receber educação formal de qualidade, com o objetivo de desenvolver plenamente suas potencialidades” afirma Walquíria. 

No período de 2 a 6 de dezembro acontecem as matrículas de novos alunos nas Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial.

TODOS IGUAIS - No fim de agosto, o governador Beto Richa sancionou a lei do programa Todos Iguais Pela Educação que concede às escolas básicas de Educação Especial, mantidas pelas Apaes e outras instituições sociais, os mesmos direitos e recursos destinados às escolas públicas da rede estadual. A iniciativa é pioneira no país e transforma a ajuda em apoio permanente.

Com a lei, 413 escolas e instituições que hoje atendem 42.618 alunos com deficiência de várias idades receberão dotação orçamentária do Estado para melhorias e adequações nas instalações físicas e pedagógicas. “É fundamental que todos, diferentes nas suas necessidades, sejam iguais no direito a educação de qualidade para desenvolver plenamente o seu potencial”, afirmou o governador.

Serão destinados R$ 436 milhões às escolas de educação especial. Os recursos servem para investimentos em pessoal, equipamentos, reformas, merenda escolar, além de ônibus para o transporte. As obras nas Apaes fazem parte deste programa Todos Iguais Pela Educação.
 

 
Associação Pestalozzi de São Miguel do Iguaçu   Desenvolvido por Oberdan.com
Facebook Pestalozzi Nosso canal no youtube